Nossa História

A A∴R∴L∴S∴ "OBREIROS DO BONSUCESSO" Nº 105 foi fundada em 22 de setembro de 2011, em reunião realizada na Associação Filantrópica Eduardo Teixeira - AFETE, localizada na Avenida Santa Catarina, nº 1833, no município de Camboriú - SC, sob os auspícios da M∴R∴ Grande Loja de Santa Catarina.

Foram seus fundadores, homens livres e de bons costumes: Afonso Buerger Filho, Antonio Carlos Nitz, Carlos Humberto Silva, Darlan Albrecht, Edilson de Oliveira Ferreira, Fabrício Vieira Espíndola, Gilmar Anísio Fabris, Jarbas Aguiar Justi, Luiz Fernando Espíndola, Luiz Fernando Espíndola Junior, Moisés Rossi, Nelson Edilberto Nitz, Rogério Sade Bark, Rogério Fernando Fabris, Romeu Pereira Filho, Ruy Tortato de Oliveira Junior e Uriel Viecili.

O nome da Loja tem sua origem na historia do Município de Camboriú - SC. As praias agrestes que contornam Balneário Camboriú tiveram a ocupação inicial dos índios Tupi Guaranis. Em 1758 chegaram as primeiras famílias, oriundas de Porto Belo, e fundaram o povoado junto a Foz do Rio Camboriú, designando como Nossa Senhora do Bonsucesso. Em 1848, quando passou a ser distrito da cidade de Itajaí, foi erigida a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bonsucesso, que é uma edificação singela seguindo modelo da Igreja Jesuíta de Nossa Senhora das Graças de Olinda, PE, servindo de base para a arquitetura luso-brasileira até o limiar do século XX. Em 1884, desmembrada de Itajaí, originou a cidade de Camboriú.

Hoje a Igreja, tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina e pelo próprio município de Balneário Camboriú, passou a chamar-se Capela de Santo Amaro.